sexta-feira, 2 de julho de 2010

Laranja amarga para o Brasil e Uruguai apronta o “Africanaço”

Dia de muita emoção na Copa do Mundo com dois grandes jogos nas quartas de final. No primeiro jogo a Holanda mostrou ser superior e venceu a seleção brasileira de virada. Mais tarde, Uruguai e Gana protagonizaram um jogo para entrar para a história dos mundiais com uma vitória heróica da seleção uruguaia.
Brasil e Holanda fizeram um jogo com dois tempos bem distintos. No primeiro tempo o Brasil dominou o jogo, abriu o placar com Robinho aos 10 minutos após ótimo passe de Felipe Melo e poderia ter marcado mais levando uma boa vantagem para o intervalo. Mas no segundo tempo o jogo mudou totalmente de figura. Os holandeses voltaram marcando forte e na falha da defesa brasileira conseguiram o empate que acabou desestabilizando a equipe brasileira, foi ai que o jogo do Brasil começou a descambar.

Na metade do segundo tempo Felipe Melo consegue ser expulso de campo (confesso que não fiquei surpreso com isso) e Sneijder vira o jogo para a Laranja Mecânica com um gol de cabeça após cobrança de escanteio. Depois disso a seleção brasileira não esboçou nenhuma reação e ficou mais próximo de sair o terceiro gol holandês do que o empate canarinho. Mais uma eliminação precoce de nossa seleção.

No último jogo do dia os Uruguaios aprontaram um “Africanaço”, derrotando a seleção de Gana que tinha a grande maioria da torcida no estádio. O jogo foi emoção do início ao fim. Gana abriu o placar com um gol de fora da área de Muntari nos acréscimos do primeiro tempo. No segundo tempo o jogo estava equilibrado quando Diego Fórlan empatou o jogo em cobrança de falta e o 1 a 1 seguiu até o fim.

Com o empate no tempo normal o jogo foi para prorrogação. Foi uma prorrogação tensa e equilibrada. Só nos minutos finais da prorrogação é que Gana foi para cima e nos acréscimos a pressão foi tanta que os africanos conseguiram um pênalti no último suspiro. O lance foi digno de muita emoção com demonstração da raça uruguaia, que para evitar o gol da desclassificação dois jogadores tentaram defender com as mãos a bola que seria um gol certo. A bola passou por Fucile, mas não por Suárez, que esticou o braço e evitou o gol ganês.

A cobrança de pênalti seria o último lance do jogo, era só Gyan marcar para confirmar a classificação história de seu país. Mas como o futebol prega algumas peças Gyan errou a cobrança e manteve viva a chance do Uruguai seguir na Copa do Mundo. Nas cobranças de pênaltis a tradição falou mais alto e o Uruguai passou de forma heróica para a semifinal vencendo por 4 a 2.

Perto do fim a Copa começa a engrenar com bons jogos.

O que achou desses jogos?

Um comentário:

  1. O interessante é que, nesses dois jogos, os derrotados tiveram tudo pra avançar às semi-finais.
    O Brasil dominou o primeiro tempo inteiro, podendo inclusive matar o jogo. No segundo tempo, tinha a partida ainda sob controle, até que sofreu o gol de empate em uma falha da defesa e, a partir de então se perdeu em campo.
    Já a seleção de Gana, por sua vez, teve a chance de matar o jogo com o penalty a seu favor. Desperdiçou a oportunidade e como prêmio foi eliminada.

    É, parece que os Deuses do futebol foram detalhistas ao estremo nesses jogos.

    ResponderExcluir